Downloads | Faça seu cadastro | Esqueci minha senha | Login
|
|
|
|
|
|
|
|
Ver minhas compras
Banner Dicas
 

 
« anterior [1][2][3][4][5][6][7][8][9][10][11][12][13][14][15] próximo »
Total de 117 registro(s)
27/06/2011 - VERDES AROMAS: Erva-cidreira (Melissa officinalis L.)

 

Originária da Europa e Ásia. A melissa, cujo nome evoca mel, é efetivamente uma das melhores plantas melíferas. Quando nova exala aroma suave, semelhante ao do limão, que depois se torna desagradável, desaparecendo com a secagem.

 

Leia Mais

21/06/2011 - INVERNO 1: Mandioca (Manihot esculenta crant)

 

“Maria ta peneirando

Goma e massa de mandioca

Quem se casar com Maria

Só vai comer tapioca

 

Rala rala mandioca

Tu de lá e eu de cá

Pra fazer beju de massa

Pra gente se alimentar ....”

 

A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, é uma planta originária da América do Sul e, já na época do início da colonização européia, fazia parte da alimentação básica das culturas indígenas. A partir de então, passou a fazer parte da alimentação diária da maioria dos brasileiros, cozida ou frita e, sobretudo na forma de farinha.

Rica em carboidratos e uma boa fonte de vitamina C e minerais como o cálcio e fósforo.

Conforme o tipo, a cor da polpa da mandioca deve apresentar cor branca ou amarelada uniforme, e a casca deve soltar com facilidade. Não comprar as que tiverem a polpa arroxeada ou com riscas pretas.

Para conservá-la por uma semana, descascar e guardar em vasilhas destampadas com água.

 

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos perigosos, by Reader’s Digest Brasil Ltda. 5 reimpressão, Ago. 2001

 

Dicionário dos Alimentos – Prefeitura de Belo Horizonte/Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Leia Mais

21/06/2011 - INVERNO

 

Inverno,

"uma lâmpada só

 acende o açude...."

 

O lago zen de Raimundo

Adriana Versiani

 

 

Leia Mais

20/06/2011 - Outono 9: Abóbora

 

“...De abóbora faz melão, de melão faz melancia

Faz doce Sinhá, faz doce Sinhá, faz doce de maracujá...”

 

Música: De abóbora faz melão. Músicas Infantis

 

As abóboras eram cultivadas na América Central há 9000 anos e já havia vestígio delas nas habitações de pedra dos índios do sudoeste dos Estados Unidos. Atualmente a abóbora é cultivada em todo o mundo, fornecendo polpa comestível, sementes e flores.

 

Ao grupo das abóboras pertencem a abóbora rasteira, a moranga, a moranga híbrida e a abobrinha, também chamada abobrinha italiana, de forma e tamanhos variáveis. As abóboras podem ser alongadas, arredondadas ou achatadas, de casca lisa ou rugosa; com saliências semelhantes a gomos ou não.

 

Benefícios: rica fonte de beta-caroteno, boa fonte de vitamina C e potássio, alto teor de fibras, as sementes são uma boa fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E e fibras. Pode ser armazenada durante longos períodos.

 

Pode ser consumida de diferentes formas, como saladas, cozidos, refogados, sopas, purê, pães, bolos e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo.

 

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos perigosos, by Reader’s Digest Brasil Ltda. 5       reimpressão, Ago. 2001.

 

PHILIPPI, S.T. Nutrição e dietética. Barueri, SP: Manole, 2003.

 

Leia Mais

20/06/2011 - Romã (Punica granatum L.)

 

Originária do nordeste da Índia e do norte da África é mundialmente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais, inclusive no Brasil. Os frutos são comestíveis.

 

Símbolo folclórico mundial da fertilidade, a romã é uma boa fonte de potássio. Suas sementes são ricas em fibra.

 

Leia Mais

09/06/2011 - Outono 8: Laranja

 

“Da laranja quero um gomo

Do limão quero um pedaço

Da menina mais bonita

Quero um beijo e um abraço”

 

Baseados em textos chineses, os historiadores estimam que a laranja começou a ser consumida por volta do século II a.C. Cristóvão Colombo trouxe-a para a América.

É uma das frutas mais populares e está geralmente associada à vitamina C. Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70 mg desta vitamina. A vitamina C é um antioxidante que protege contra os danos causados às células pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio) e ajuda a reduzir o risco de câncer, doenças coronarianas e outras doenças. Possui bioflavonóides que retardam o crescimento de tumores. A laranja é boa fonte de pectina (fibra solúvel) que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

 

Na compra, escolher as laranjas mais firmes, pesadas e com casca lisa. Os frutos leves e com casca esponjosa têm pouco suco e são de qualidade inferior.

 

As laranjas começam a murchar na base, indicando passamento. Conserva-se em geladeira por 7 dias.

 

 

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos perigosos, by Reader’s Digest Brasil Ltda. 5       reimpressão, Ago. 2001

 

Dicionário dos Alimentos – Prefeitura de Belo Horizonte/Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Leia Mais

03/06/2011 - Canela (Cinnamomum zeylanicum)

 

Originária do Sri Lanka (Ceilão) e do Sudoeste da Índia, é cultivada em países do Ocidente e da América do Sul, inclusive na região Norte do Brasil. Há relatos no Antigo testamento, de que, em razão de seu aroma, era ingrediente do óleo sagrado utilizado por Moisés no Tabernáculo. Hipócrates escreveu sobre a importância de suas propriedades medicinais. Na idade Média seu comércio foi tão importante como o petróleo hoje. Os egípcios chegaram a fundar vários entrepostos de comercialização da canela. Os árabes impunham impostos na forma de pedágios, a fim de passar do Sri Lanka (antigo Ceilão) para a Europa, forçando assim, a descoberta de novas rotas marítimas, que levou ao desenvolvimento das navegações no século XVI. Foi a especiaria que deu origem à primeira das multinacionais chamadas de Companhia das Índias Orientais Holandesa.

 

Leia Mais

03/06/2011 - Outono 7: Inhame

 

Como canta nosso Tom Zé,

 

Tô bem de baixo, pra poder subir”

Tô te confundindo, pra te esclarecer”,

Eu tô te explicando pra te confundir,  

 

Música: Tô (Tom Zé

 

Ao que tudo indica o nome deste tubérculo é derivado da palavra senegalesa ñam, que significa “para comer”. O Inhame é o nome comum dado a várias espécies de plantas do gênero Dioscorea (família Dioscoreaceae) e aos seus tubérculos amiláceos. Ele foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé ainda no período colonial e se adaptou muito bem ao nosso clima.

Há uma confusão de nomes populares das plantas do gênero Dioscorea no sudeste e nordeste do Brasil. No nordeste do Brasil, os tubérculos produzidos pela dioscorea spp. são chamados corretamente de inhame enquanto os cormos comestíveis produzidos pela Alocasia e a Xanthosoma" (ambos da família Araceae) são chamados de cará.

O cará já era conhecido nas Américas quando os portugueses aqui chegaram. Da mesma forma que o inhame, o cará é altamente energético, rico em carboidratos.

São ricos em amido e vitaminas do complexo B.

Em termos medicinais o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue, fortalece o sistema imunológico e aumenta a fertilidade nas mulheres.

 

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos perigosos, by Reader’s Digest Brasil Ltda. 5, reimpressão, Ago. 2001

          www.wikipedia.org/wiki/Inhame. Acesso: 29/05/2011.

 

Imagem: receitadecasa.blogsopot.com . Acesso em 29/05/2011.

 

Leia Mais

« anterior [1][2][3][4][5][6][7][8][9][10][11][12][13][14][15] próximo »
Total de 117 registro(s)

 

E-mail: falecom@grannutrille.com.br - Twitter: www.twitter.com/grannutrille - Facebook: GranNutrille Empresa
Copyright © 2012 GranNutrille ®. Todos direitos reservados.