Downloads | Faça seu cadastro | Esqueci minha senha | Login
|
|
|
|
|
|
|
|
Ver minhas compras
Banner Dicas
 

 
« anterior [1][2][3][4][5][6][7][8][9][10][11][12][13][14][15] próximo »
Total de 117 registro(s)
24/05/2011 - Espinheira Santa (Maytenus aquifolium)

 

Originária da América do Sul é encontrada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Suas folhas, que têm o formato de espinho, são usadas com fins medicinais. No início do século XX, a espinheira-santa era indicada na cura de quase tudo. A espinheira-santa tornou-se conhecida no mundo médico em 1922 quando o professor Aluízio França, da faculdade de medicina do Paraná, relatou o sucesso obtido com ela no tratamento da úlcera. Entretanto, muito antes disso a planta já era famosa na medicina popular por suas propriedades curativas, e não só no combate aos males do aparelho digestivo. Para se ter uma idéia, ela era utilizada como remédio antitumor entre os índios brasileiros; no Paraguai, a população rural a empregava como contraceptivo; e na Argentina, como antiasmático e anti-séptico.
A espinheira-santa ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas. Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais.

As folhas, frescas ou secas, são utilizadas no preparo de infusões para uso interno e externo. O efeito cicatrizante também pode ser observado no tratamento de problemas da pele.

 

Leia Mais

23/05/2011 - Outono 6: Mamão

 

“Na salada faço falta, no suco não tem igual, sou cheiroso e saboroso, eu sou o ......”

 

”... O vento que balança, palhoça e o mamoeiro
Sacode tuas tranças, e mexe teu corpo inteiro”....

 

Música: Mamoeiro

Fonte: parangole.musicas.mus.br/letras. Acesso: 16/05/2011.

 

 

A árvore que produz o mamão chama-se mamoeiro. O mamão é da família das caricáceas (carica papaya) que se adapta facilmente em solos de regiões tropicais. É originário da América Central.

 

Como a maior parte das frutas alaranjadas, contém muita vitamina C e beta-caroteno (forma na qual a vitamina A é encontrada nos vegetais).

 

Um mamão de tamanho médio fornece 75% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina A e 800 mg de potássio.

 

O mamão é conhecido como alimento que facilita as funções intestinais, pois contém a enzima papaína, que ajuda a quebrar as moléculas de proteínas. A papaína é uma enzima semelhante à enzima do suco gástrico, a pepsina.

 

Na culinária, o mamão dá um sabor adocicado a aves e peixes. Uns poucos pedaços de mamão adicionados a um cozido amaciam a carne, enquanto a pectina serve como espessante natural.

 

O suco de mamão também é muito apreciado, principalmente com a laranja, combinação perfeita.

 

A fruta deve ser lavada, partida e suas sementes retiradas. Estas sementes, geralmente jogadas fora, podem ser desidratadas e usadas como pimenta.

 

Portanto, o mamão é rico em vitamina C, antioxidantes e potássio. Além de proteger o organismo contra câncer, o mamão é uma fruta ideal para fumantes, por repor os níveis perdidos de vitamina C.

 

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos perigosos, by Reader’s Digest Brasil Ltda. 5 reimpressão, Ago. 2001.

GONSALVES, P. E. Alimentos que curam: alimentos-medicamentos. IBRASA, 1996. São Paulo.

 

Leia Mais

17/05/2011 - Gengibre (Zingiber officinales)

 

Contém o gingerol como princípio ativo e componentes voláteis aromatizantes, entre os quais o zingibereno e o garanial presentes em maiores quantidades. Possui várias ações terapêuticas. Muito apreciado pela cozinha oriental, principalmente na Índia, China e Japão, em pratos típicos. Está presente na composição do curry. Na indústria de alimentos, é utilizado na fabricação de massas, biscoitos, pães de ervas, queijos de soja, licores, vinhos, azeites, conservas, vinagres e como antioxidante. Na medicina chinesa, é usado para reduzir o efeito colateral de outras ervas e fortalecer os pulmões e rins.

 

Leia Mais

16/05/2011 - Outono 5: Kiwi - Verde que te quero verde....

 

O que é o que é? É redondo, tem cabelo e não é cabeça de gente, é verde de olhinhos e não é ET.

E disse Deus: produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja a semente esteja nela sobre a terra” Gênesis 1:11

Fruto de uma trepadeira da família das actinidáceas (Actinidia chinensis), originária da Ásia.

Com alto valor nutritivo, o Kiwi oferece inúmeros benefícios para a saúde. Possui poucas calorias, 51 kcal em 100 g.

Possui ainda propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células.  Por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades antianêmica, antiescorbútica e digestiva. Também é estimulante do apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do câncer de mama e estômago. Rica em potássio, um mineral vital para nosso organismo.

O kiwi  contém uma grande quantidade de fibras que converte em um excelente regulador da função intestinal.

Contém duas vezes mais vitamina C que a laranja, é fonte de pectina, fibra solúvel, que é uma fibra que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.

O Kiwi foi reconhecido pelo exigente órgão americano FDA (Food and Drug Administration) como uma excelente fonte de vitaminas.

A fruta reúne efeitos anti-cancerígenos e anti-inflamatórios, além de reduzir o risco de doenças artero-coronarianas e fortalecer o sistema imunológico.

TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – WWW.unicamp.br/nepa/taco.

 

Fonte: Adaptado: vidaenutricao.wordpress.com - Acesso: 08/05/2011

 

Leia Mais

09/05/2011 - MONOGRAFIA DE PLANTAS MEDICINAIS: Alcachofra (Cynara scolymus L.)

 

Originária das regiões do mediterrâneo, da Europa, Ásia e África. O nome Cynara vem do latim (=canina), referindo-se à semelhança entre os espinhos que a envolvem e os dentes de um cachorro. É cultivada em hortas e jardins como alimentícia, medicinal e ornamental.

 

Leia Mais

06/05/2011 - Outono 4: Mexerica

 

LARANJA CRAVO; TANGERINA;

MANDARINA; BERGAMOTA.

 

É uma fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos. Também é rica em fibras solúveis e insolúveis que ajudam a melhorar o trânsito intestinal.

 

Leia Mais

12/04/2011 - Outono 3: Abacate

 

" Abacateiro acataremos teu ato, nós também somos do mato como o pato e o leão..."

 

Música: Gilberto Gil.

 

 

“O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las). O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio”.

 

 

Fonte: agoraeusei.net. Acesso: 12/04/2011.

 

Leia Mais

11/04/2011 - A GranNutrille apoia campanha do CFN com o tema: O Combate à Fome

 

31 de março é o Dia da Saúde e Nutrição, uma boa data para lembrar de cuidar da alimentação. Ainda mais vivendo em um cenário onde a fome, a obesidade e o desperdício de comida crescem de forma assustadora. Se esses problemas caminham juntos, vamos nos unir também para combatê-los. Adotar hábitos alimentares mais saudáveis e evitar o desperdício de alimentos já é um bom começo. Isso pode até não acabar com o problema, mas o que não podemos é deixar que ele cresça ainda mais.

 

Saiba como evitar uma porção a mais do problema.

Fonte: CFN. Acesso em 11 de abril de 2011.

 

Leia Mais

« anterior [1][2][3][4][5][6][7][8][9][10][11][12][13][14][15] próximo »
Total de 117 registro(s)

 

E-mail: falecom@grannutrille.com.br - Twitter: www.twitter.com/grannutrille - Facebook: GranNutrille Empresa
Copyright © 2012 GranNutrille ®. Todos direitos reservados.