Downloads | Faça seu cadastro | Esqueci minha senha | Login
|
|
|
|
|
|
|
|
Ver minhas compras
Banner Dicas
 

 
Voltar

 

   Nome científico: Cinnamomum zeylanicum Breyn.

   Família: Lauraceae.

 

   Sinonímia: canela, canela-verdadeira, canela-de-cheiro, canela-da-índia, canela-de-tubo, canela-do-ceilão, canela-rainha, ceneleira e canela-da-china.

 

   Descrição botânica: planta arbustiva com folhas verdes opostas e ovaladas ou avalolanceoladas, trinervadas e coriáceas; flores numerosas e pequenas, reunidas em racemos ramificados e dispostos em panículas terminais de cor verde-amarelado; fruto do tipo drupa, ovóide ou ovóide-oblonga, de sementes elipsóides. São propagadas por sementes ou estacas e plantadas no espaçamento de 2 metros. O primeiro corte é feito a partir do terceiro ano. Podem-se colher até 200 kg de canela seca por hectare. Das folhas pode ser extraído o óleo essencial.

 

Constituintes químicos: óleos essenciais ricos em cinamaldeído, acompanhado de ácido cinâmico, eugenol e linalol, mucilagem, tanino, diterpenos especiais de atividade inseticida, proantocianinas e açúcares (sacarose, frutose e maitol).

 

Ação terapêutica: analgésica, vasodilatadora, afrodisíaca, digestiva, estimulante hepática, antiespasmódica, galactagoga, antisséptica. Auxilia ainda no tratamento de diarréia, cólicas, febre reumática, gripe, verminoses.

 

Toxicidade: evitar excesso durante a gravidez. Em doses elevadas, causa irritação das mucosas e hematúria.

 

Aplicação culinária: em pó ou em casca, é usada em quentão, curaus de milho, arroz-doce, mingau. Além de aromatizar compotas e doces, é usada em cremes, mingaus, doces, bolos, pães, chocolates, molhos picles, café e vinho quente. Na Europa, é comum incorporá-la em misturas de condimentos em carnes e arroz.

 

Outras formas de uso: dela se extrai comercialmente o óleo essencial, que se distribui nas indústrias alimentícias como aromatizantes de doces, balas e massas. Na cosmética, é usada como antioxidante adstringente. Em produtos de beleza e na indústria farmacêutica, é empregada como corretivo de odor e sabor em alguns medicamentos.

 

 

Bibliografia:

 

SILVA, F. et al. Folhas de chá: remédios caseiros e comercialização de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Viçosa, MG: UFV, 2008.

 

Imagens: serdanatureza.com in-metamorphosis.blogspot.com. Acesso em: 29/05/2011.

 

 

 

RECEITAS UTILIZANDO CANELA

 

 

Chá de maracujá, manjericão e canela

Ingredientes

- 750 mL de água
- 1 maracujá grande ou 2 pequenos
- 1 ramo de manjericão ou 2 pequenos
- 1 pau de canela
- Açúcar, adoçante ou mel a gosto.

 Modo de preparo

Levar a água ao fogo ate começar a ferver.

Adicione a polpa do maracujá (com as sementes), o manjericão e a canela. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e deixe repousar tampado por alguns minutos. Coe, adoce a gosto e sirva quente.

 

Fonte: chagostoso.blogspot.com. Acesso em: 29/05/2011.

Imagem: hortasbatalhas.blogspot.com. Acesso em: 29/05/2011.

 

Bolo de aveia com canela

 

 

  Ingredientes


  -
1 xícara (chá) de óleo de canela

  - 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

  - 3 ovos

  - 1 xícara (chá) de aveia

  - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

  - 1 colher (sopa) de fermento em pó

  - 1 xícara (chá) de leite

  - 1 pitada de sal

  - 2 colheres (chá) de canela em pó.



 

Modo de Preparo

Bata a manteiga com o açúcar mascavo, até obter um creme. Junte os ovos e misture bem. Acrescente a aveia, a farinha, o fermento e o sal, alternando com o leite. Leve ao forno médio em forma de bolo, untada e enfarinhada por cerca de 45 minutos. Depois de assado, polvilhe açúcar e canela misturados.

 

 

Receita de: Silvana Simonini Coelho.

Imagem: cozinhacani.wordpress.com. Acesso: 29/05/2011.

 

 

Elaboração: Silvana Simonini (Supervisora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Nutricionista graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH, Economista Doméstica graduada pela UFV e pós-graduanda em Nutrição Clínica pela Gama Filho/SP).

 

 

 

 

 

 

 





Voltar

 

E-mail: falecom@grannutrille.com.br - Twitter: www.twitter.com/grannutrille - Facebook: GranNutrille Empresa
Copyright © 2012 GranNutrille ®. Todos direitos reservados.