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Da família das umbelíferas, ela contém cerca de 30% de carboidratos, minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, vitamina A e C, além de uma pequena porção de vitamina do complexo B. Por esse motivo é considerada um alimento altamente energético. Do ponto de vista terapêutico é tida como um bom diurético.

 

A mandioquinha é ideal para acompanhar todos os tipos de carne. Ou pode se transformar em um delicioso purê. As folhas também são comestíveis. A mandioquinha também é muito usada em sopas, saladas e pães.

 

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos perigosos, by Reader’s Digest Brasil Ltda. 5 reimpressão, Ago. 2001

 

Dicionário dos Alimentos – Prefeitura de Belo Horizonte/Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Imagem: portalsaofrancisco.com.br. Acesso em 27/06/11.

 

 

Purê de mandioquinha

 

 

     Ingredientes

 

    - ½ kg de mandioquinha

    - 1 xícara de leite desnatado

    - 1 e ½ colher de sopa de margarina light

    - queijo ralado

  

    Preparo

 

    Lave a mandioquinha, cozinhe com casca em água quente e sal. Quando estiver cozida, descasque, passe por espremedor. Junte 1 colher de margarina light, o leite e o sal. Misture bem. Leve ao fogo a margarina restante, coloque a mistura anterior sobre ela e deixe no fogo até desprender da panela. Sirva com queijo ralado.

 

 

 

 

Fonte: Adaptado do livro D. Zizi – Receitas famosas. São Paulo/PS. Editora Rideel.

Imagem: baruerinaweb.com.br. Acesso em 27/06/2011.

 

Bolo salgado com mandioquinha e queijo

 

Ingredientes

 

- 1/2 kg de mandioquinhas médias

-  3 ovos

-  1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva

- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

- 1 colher (chá) de fermento em pó

- sal a gosto


Preparo

 

Lave as mandioquinhas, descasque e cozinhe numa panela com água por 15 minutos, ou até ficarem macias.  Retire do fogo, escorra a água e passe-as, ainda quentes, por um espremedor de batatas. Junte as gemas, a farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, o queijo, o fermento e o sal. Bata por 3 minutos, incorpore as claras em neve e misture delicadamente até a massa ficar homogênea. Unte a assadeira e polvilhe com farinha de trigo.  Despeje a massa e leve ao forno por 35 minutos.



Fonte: clickgratis.com.br. Acesso em: 27/06/2011.

Imagem: receitasdahenei.blogspot.com. Acesso em 27/06/2011.

 

 

                                                         

Elaboração: Silvana Simonini (Supervisora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Nutricionista graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH, Economista Doméstica graduada pela UFV e pós-graduanda em Nutrição Clínica pela Gama Filho/SP).

 





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