Downloads | Faça seu cadastro | Esqueci minha senha | Login
|
|
|
|
|
|
|
|
Ver minhas compras
Banner Dicas
 

 
Voltar

 

   Nome científico: Curcuma longa L.

 

   Família: Zingiberaceae.

 

   Sinonímia: Açafrão, falso-açafrão, açafrão-do-amazonas, açafrão-de-raiz, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, açafroa, açafroeira, açafroeiro-da-índia, batata-amarela, gengibre-amarelo, gengibre-dourada, mangarataia, turmeric e cúrcuma.

 

   Descrição botânica: planta herbácea, anual, aromática, de folhas grandes, longamente pecioladas, invaginantes e oblongolanceoladas; flores pequenas, amareladas, dispostas em espigas compridas; rizomas elípticos, podendo atingir até 10 cm de comprimento, onde partem vários outros, menores e marcados em anéis de brácteas secas. O interior dos rizomas é amarelo-alaranjado forte, intenso.

 

 

 

Constituintes químicos: óleo essencial (1,3 a 5,5%) de cor amarelo-laranja, rico em cetonas sesquiterpênicas, oxigenadas, monocíclicas (59%). Dentre os constituintes fixos,os principais são os curcuminóides, sendo um deles a curcumina, de coloração amarela, e tasmbém os peptídios, a turmerina, forte agente antioxidante e imunoestimulante.

 

Ação terapêutica: atividade anti-PAF, hipoglicemiante, colerética, digestiva. Usada em tratamentos de cálculos biliares e hepáticos. É anti-hepatotóxica, anti-hiperlipidêmica, anti-histamínica, imunoestimulante. Atua em casos de icterícia, sarampo, dor de garganta, prisão de ventre. Controla colesterol e triglicerídios, inflamações em geral. Previne conjuntivite, além de ser anti-reumática, antibacteriana, fungistática. Ë também afrodisíaca.

 

Toxidade: não há referência nas literaturas consultadas.

 

Aplicação culinária: usada como corante (amarelo), acrescenta sabor especial ao arroz, legumes, peixes, refogados, galinhadas, sopas, caldos, carnes, ovos e saladas.

 

Outras formas de uso: ingredientes do curry, usada também na fabricação de pães. Queijos, manteigas, bebidas à base de frutas, licores. Utilizada como fixadores na fabricação de perfumes. Na Índia e na China, este corante é empregado na tinturaria de algodão e alúmen, pelo sua grande capacidade de fixação. O extrato aquoso dessa planta inibiu a neurotoxina do veneno da Naja naja siamesisn, diminuindo seu efeito hemorrágico do veneno da jararaca (Bothps jararaca) e o efeito letal do veneno de cascavel (Crotalus durissus ferrificus). Apresenta atividade citotóxica em células de linfomas, reduzindo o crescimento de tumores.

 

 

Fonte: SILVA, F. et al. Folhas de chá: remédios caseiros e comercialização de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Viçosa, MG: UFV, 2008.

 

Imagens: serdanatureza.comprocorporepilates.blogspot.com. Acesso em: 03/07/2011.

 

 

 

RECEITAS COM CÚRCUMA

 

 

Batatas sautê ao cúrcuma

 

Ingredientes

 

- 2 xícaras de batatas cozidas picadas em pedaços grandes

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 1 colher (sopa) de cúrcuma

- 2 dentes de alho

- 1 cebola picada

- sala gosto

 

Preparo

 

- Coloque na panela o alho, a cebola e o azeite e refogue a batata cozida deixando dourar. Coloque o cúrcuma, o sal e deixe dourar mais um pouco.

 

 

 

 

Fonte: nutricionista Silvana Simonini Coelho

Imagem: receitinhas.com.br. Acesso em: 03/07/2011.

 

 

 

Sopa de legumes com cúrcuma

 

 

 

    Ingredientes

 

    - 2 batatas

    - 2 cenouras

    - 1 chuchu pequeno

    - ½ abóbora com casca

    - 1 colher (sopa) de cúrcuma

    - 1 cebola

    - 4 dentes de alho

    - sal a gosto

 

    Preparo

 

Lave bem os legumes e descasque-os. A abóbora poderá ser cozida com a casca. Coloque para  cozinhar em uma panela de pressão todos os ingredientes, tempere com o cúrcuma e o sal e sirva com queijo minas.

 

 

 

Fonte: nutricionista Silvana Simonini Coelho

Imagem: yogajournal.terra.com.br. Acesso em: 03/07/2011.

 

 

 

Elaboração: Silvana Simonini (Supervisora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Nutricionista graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH, Economista Doméstica graduada pela UFV e pós-graduanda em Nutrição Clínica pela Gama Filho/SP).

 





Voltar

 

E-mail: falecom@grannutrille.com.br - Twitter: www.twitter.com/grannutrille - Facebook: GranNutrille Empresa
Copyright © 2012 GranNutrille ®. Todos direitos reservados.